Presente

Querido ex,

Matei a aula de surfe (que ninguém, nem eu, nunca vai saber por que fiz [talvez tenha feito só porque sou viciada na cara de espanto das pessoas quando digo que sim, sei surfar. E que sei costurar, e fazer ponto cruz e todas essas coisas de mulherzinha que a Alice viciada em independência jamais deixa transparecer]) só pra te encontrar.

E é incrível como hoje é tão claro que a escolha deste cinema, neste bairro, não foi ingênua. Já fazia parte do seu plano maquiavélico de me descentralizar, de me roubar um pouco de mim e me entregar pro mundo. Nessa época você ainda não me queria só pra você – você só ficou egoísta depois. Você marcou o encontro ali porque sabia que eu estava louca pra ser arrancada da minha zona de conforto. Só me faltava um guia, alguém que me puxasse pro olho do furacão.

E eu nem sei porque estou lembrando isso tudo, lembrando que matei o surfe para pintar as unhas de vermelho e escolher uma roupa que você fosse gostar. Lembro sempre do começo mais que do fim. Talvez porque o começo doa mesmo mais que o fim, como naquele poema do Paulo que eu li pra você uma vez e que outro dia ressurgiu, como é de costume dos poemas ressurgirem.

Mas eu não me convenço – continuo não sabendo por que estou lembrando isso tudo. Porque você nem dói mais em mim – já não dói há um tempão. Dói mesmo essa dor de começo; e dói perceber que eu estou te apagando aos pouquinhos, que esse cinema já não é mais o nosso cinema, que eu já beijei outros caras, chorei em outros filmes. Dói aquela dor boa de saber que você me deu esse bairro de presente e que hoje ele é mais meu do que seu. Eu me apropriei dele como boa egoísta que sou.

E daí que agora eu acho que sei porque estou lembrando tudo isso. É que me deu uma vontade incontrolável de dizer obrigada.

Botafogo fede, mas é lindo. Os mosquitos do estação quase não me incomodam.

Com amor,

A.

Sobre L.

sou desesperadamente alice Ver todos os artigos de L.

3 respostas para “Presente

Deixe um comentário

